CORONELISMO DEMOCRÁTICO DE CAMILO SANTANA
A possível indicação da Onélia Santana (PT), esposa do ministro da Educação e ex-governador do Ceará Camilo Santana (PT), para uma vaga no Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE) virou alvo de críticas da Transparência Internacional. Para a ONG, é necessária uma “reação popular” para dar fim ao que chamou de “aparelhamento” da Corte. As informações são do jornal O Globo.
“Enquanto o Brasil tolerar práticas obscenas de patrimonialismo como estas, estará condenado ao subdesenvolvimento. As instituições e a sociedade têm que reagir e acabar, de uma vez por todas, com o aparelhamento dos tribunais de contas”, diz a instituição.
Em outra publicação no X, a entidade ressalta que “os tribunais de contas precisam ser moralizados urgentemente, com reformas que ampliem a transparência, a integridade e a participação social. Ainda mais importante: devem ser blindados da ingerência política espúria”.
Nos últimos meses, as movimentações para que a ex-primeira-dama assuma a cadeira, se intensificaram. O TCE é responsável por avaliar as contas do governador do Estado, que é aliado do ministro da Educação.
Onélia Santana deve ser sabatinada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) nesta quarta-feira (11) para indicação ao cargo.
A vaga na Corte está aberta desde a morte do conselheiro Alexandre Figueiredo, que faleceu em junho deste ano. O cargo é vitalício e dá direito a subsídio, vantagens e garantias iguais à de desembargador do Tribunal de Justiça.
FONTE: AVANÇA CEARÁ
Comentários
Postar um comentário