Caucaia é a primeira cidade a suspender aulas em novo surto de COVID no país


 A Secretaria de Educação de Caucaia, possui a segunda maior população do Ceará, emitiu nesta quinta-feira (5) uma portaria suspendendo as aulas presenciais do município. O secretário da pasta, Sergio Akio, em texto público diz que ”ficam suspensas as aulas presenciais nas a partir da publicação do presente ato, com finalidade de que resguardem e garantam a proteção física, emocional e pedagógica dos alunos e educadores”.

O ensino será transmitido de forma remota, com a utilização de equipamentos digitais, e caso haja necessidade haverá compensação de horas/aulas, quando as escolas municipais retornarem ao ensino presencial. Na portaria de nº 611, não é esclarecido a data de retorno das aulas, ressalva somente que a reavaliação da suspenção será feita ”a partir de uma recomendação da Secretaria Municipal de Saúde”.

De acordo com a plataforma IntegraSUS, o índice de positividade nos últimos sete dias é de 37,5%. O crescimento dos casos iniciou no dia 11 de novembro. Neste ano o município contabilizou 307 casos, e 69 estão em investigação.

Casos Ceará

Inclusive devido ao aumento de casos de COVID-19 no Ceará, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal suspendeu as visitas nas enfermarias da Maternidade-Escola e restringiu a visita aos recém-nascidos e a UTI Materna. As medidas de segurança e contenção são para proteger pacientes, funcionários e a comunidade. O uso de máscaras voltou a ser obrigatório e a entrada de pessoas com qualquer sintoma gripal não será permitida.

Conforme o Hospital Universitário, as equipes de vigilância estão fazendo monitoramento contínuo. Essas decisões são tomadas de acordo com protocolos das autoridades sanitárias. O complexo hospitalar também disponibilizou testes de covid para profissionais e pacientes.

Segundo a última nota técnica da Secretaria de Saúde sobre rastreio e monitoramento da circulação do vírus, a variante Ômicron, da covid-19, foi detectada em todos os sequenciamentos feitos em laboratório. Também foi detectada uma nova sub linhagem da Ômicron, e que já tinha sido confirmada em outros países e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

De acordo com a Secretaria de Saúde, desde outubro até a metade de novembro – que é o registro mais recente analisado -, houve um aumento de 15% na taxa de positividade para covid-19. Desde setembro, foram 386 casos confirmados apenas na capital, Fortaleza. Na semana passada, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, cancelou a agenda porque testou positivo para covid.


FONTE: https://www.okariri.com/ultimas-noticias/caucaia-e-a-primeira-cidade-a-suspender-aulas-em-novo-surto-de-covid-no-pais/

Comentários

Postagens mais visitadas