PROFESSOR ÂNGELO ACUSA "SUMIÇO" DE RATEIO DO FUNDEB EM ABAIARA NO CEARÁ




Na noite dessa segunda-feira (01/07/2024) o pré-candidato a prefeito professor Ângelo Furtado (PT), esteve no programa Delivery de notícias, quadro de entrevistas transmitido pelas plataformas digitais como: youtube, instagram e facebook pelo jornal Okariri. O mesmo comentou sobre vários assuntos nessas prévias de candidaturas de 2024 e também fez várias referências de traições do seu antigo grupo político na liderança do Sr. Afonso Tavares (PT), atual prefeito do município de Abaiara, Ceará.

No entanto oque chamou atenção na entrevista conduzida pelo jornalista Alex Silva, foi as acusações do pré-candidato Ângelo à prefeitura daquela terrinha, no setor da educação, pasta está que no passado não tão distante o mesmo havia ocupado e hoje ocupada pelo Sr. Herivelton Cruz Moreira; o professor Ângelo foi indagado sobre a sua saída do grupo político da atual gestão em 2023 e em sequência o professor responde que havia um compromisso político com o partido dos trabalhadores (PT) e com o nome do Ângelo Furtado por parte do Sr. Afonso Tavares prefeito atual para sucessão do professor Ângelo, compromisso esse que começou a ser quebrado pelo prefeito quando o entrevistado era secretário de educação, acompanhem no vídeo:

 


A entrevista começa ter um tom de efervescência e o professor Ângelo faz acusações no setor da Educação da cidade de Abaiara, lembrando-se que na época que ocupava à referida pasta, fez muito por Abaiara e pelos professores daquele município. Ele fez referência do terço de férias que foi implementação dele e que o maior rateio do fundeb foi na sua gestão, e que os seguintes repasses dos valores rateados foram retirados dos professores e professoras de Abaiara no Ceará, fazendo referências dos anos de 2023 e 2024, acompanhem no vídeo:

 


O rateio do FUNDEB beneficia professores efetivos e temporários, servidores administrativos e comissionados exclusivos/cedidos com exercício nas unidades escolares estaduais, nas Crede/Sefor e Seduc. O rateio ocorrerá de forma igualitária entre os servidores da pasta, como docentes, profissionais de apoio e dos demais setores da secretaria, considerando ainda o período de trabalho executado durante o ano. A distribuição do saldo remanescente do Fundeb já ocorreu em 2021, 2022, 2023 e 2024. A Lei 7.663/2022 autoriza o rateio dos recursos anualmente, em caso de sobras, com regulamentação por decreto ao final de cada exercício financeiro.


Comentários

Postagens mais visitadas